27abr

3 vantagens e 1 desvantagem do e-reader em relação ao livro físico

UhlalaKindle1

Olá meninas, tudo bem com vocês?

Espero que estejam tendo uma semana linda e muito abençoada!

No post de hoje decidi contar para vocês as maiores vantagens do Kindle (que é o e-reader que tenho) em relação aos livros físicos na minha opinião. Já me adianto dizendo que meu amor pelo e-reader não é tão grande quanto o carinho que sinto pelos físicos, porém, apesar disso, já adiando que também já não vivo mais sem o Kindle. Gosto mesmo é de poder intercalar minhas leituras em ambas as plataformas me adequando a cada situação e a cada tipo de livro.

Vamos as VANTAGENS do e-reader?

1. Praticidade

A primeira e mais expressiva vantagem do Kindle para mim é a mais básica de todas: sua praticidade em todos os sentidos.

  • É prático durante o momento da leitura já que com esse dispositivo é possível ler deitada e virada para qualquer lado sem problema algum.
  • É prático para manusear, afinal sua medida é invariável independentemente do tamanho do livro que você estiver lendo. Com o e-reader você carrega o mesmo peso se estiver lendo um livro de 300 páginas ou um livro de 3.000 folhas. Para mim isso é absolutamente fantástico!
  • É prático no sentido de que com o e-reader você pode carregar centenas ou até milhares de livros dentro do dispositivo sem que para isso você tenha que carregar infinitos quilos.
  • É prático até mesmo no momento da compra dos livros. Basta entrar na loja Kindle da Amazon e pronto, alguns poucos cliques depois e o livro já estará nas suas mãos pronto para ser lido.

UhlalaKindle3

2. Livros gratuitos

Com frequência encontro várias opções em livros interessantes para serem baixados gratuitamente e de maneira legal na própria loja Kindle. Acho isso o máximo!

3. Preços (um pouco) mais acessíveis

Como os livros dos e-readers em geral são apenas um arquivo a ser baixado, em seu preços não estão envolvidos gastos com papel, impressão, exposição em lojas físicas… Obviamente esse valor é repassado aos consumidores e os livros para e-readers acabam saindo, em geral, mais baratos que os livros físicos. Mas cuidado pois nem sempre isso é realmente o que acontece. Antes de comprar um e-reader sempre procuro pesquisar também o preço do livro físico. Se o e-reader estiver mais caro que o livro físico (as vezes acontece, não sei porque) na maior parte das vezes opto pela compra do livro físico.

Quanto a única DESVANTAGEM que vejo atualmente…

A principal desvantagem do Kindle (ou de qualquer outro e-reader) em relação aos livros físicos para mim é quanto a experiência de leitura. O prazer que sinto ao pegar um livro nas mãos, folheá-lo, cheirá-lo, senti-lo é indescritível. A sensação de entrar em uma livraria para escolher um livro novo, de vaguear entre seus corredores em busca do exemplar tão desejado, de passar as mãos nas lombadas dos livros das prateleiras é tão importante que chega a causar em mim certa sensação de abstinência. Mesmo que eu não vá comprar livro algum, ir ao shopping e não ir a livraria é o mesmo que não ir. Aliás se não puder dar uma passadinha pela livraria prefiro nem ir mesmo (ôôô menina braba haha). E é exatamente pelos motivos citados agora que ainda prefiro os livros físicos ao Kindle, porém exatamente pelos motivos citados anteriormente afirmo também que não viveria mais sem o e-reader… Ficou ao menos um tiquinho mais claro agora? :) haha

UhlalaKindle2

Qual é a diferença entre um Kindle e um tablet no âmbito da leitura?

Existem diversas diferenças entre essas plataformas (é claro!), porém uma das mais importantes para mim é que a tela do Kindle visa ser o mais semelhante possível a superfície de um livro enquanto que o tablet não tem esse intuito. Por conta disso a superfície do Kindle não é reflexiva, e por isso não força tanto a visão, diferentemente dos tablets que não tem essa especificidade.

E por hoje é só! Espero muito que tenham gostado do post e que tenha sido útil de alguma forma.

Muito obrigada por sempre me acompanharem por aqui…

E fim!

Acompanhe o blog nas redes socias:

Instagram Facebook Twitter Youtube

Se inscreva no canal do blog Uhlala =)

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários

  1. Giulia

    Oi, Marcela!!
    Assino embaixo de tudo que você citou no post!
    O kindle é muito prático, mas continuo preferindo os livros físicos!
    Entrar numa livraria, ver capa por capa, ler as sinopses é realmente mágico mas pra mim o melhor é chegar em casa, colocar na estante e ficar olhando as lombadas até decidir a próxima leitura!
    Ah, uma outra vantagem é poder emprestar livros pras amigas, né?

    Beijos,
    Giulia | http://www.1livro1filme.com.br

    Responder
    1. Marcela respondeu Giulia

      Decidir a leitura seguinte com certeza é uma das melhores sensações da vida! Amo amar ler! Haha… Eita que essa é realmente uma vantagem da qual acabei me esquecendo :D! Haha Beijinhos! <3

      Responder