18abr

10 dicas para te ajudar a ler mais

DicasParaLerMais6

No post de hoje decidi contar para vocês 10 dicas que costumo utilizar no meu dia-a-dia para ler mais e melhor. São dicas simples mas que fazem a diferença quando você realmente deseja aumentar sua média de livros lidos ao ano. Espero que gostem!

1. Comece a ler

Minha primeira dica para quem deseja ler mais é bem simples: leia. Leia revistas, leia jornais, leia matérias na internet, leia textos, leia contos e finalmente leia livros. Para ler mais é preciso começar lendo a cada dia mais aquilo que mais lhe interessa.

DicasParaLerMais2

2. Sempre tenha um livro na bolsa

Essa é a regra básica para quem deseja ler mais, sempre carregue consigo um livro. Na fila do restaurante, leia. Enquanto espera no consultório da dentista, leia. Se estiver almoçando sozinha, leia. Na fila do banco, leia. Leia sempre e em todo lugar.

DicasParaLerMais4

3. Roupas confortáveis, ambiente iluminado

Se estiver em casa procure ler da maneira mais confortável possível com roupas adequadas, que nada lhe apertem. Também lembrem-se de tentar criar as melhores condições para leitura, de preferência em um ambiente silencioso e principalmente bem iluminado. Se o livro estiver interessante e o ambiente for apropriado, a leitura poderá se estender por horas e horas :)

DicasParaLerMais3

4. Lanchinho

Como comilona que sou não poderia me eximir de lhes dar essa dica tão importante: reserve àquele pedaço de pudim, ou àquele chocolate delicioso para o momento da leitura. Não sei vocês, mas muitas da melhores lembranças da minha vida estão relacionadas as refeições e acredito que o “lanchinho prêmio” no momento da leitura tem o poder de tornar essa hora ainda mais prazeirosa e esperada.

DicasParaLerMais5

5. Estipular uma meta de leitura mensal ou semanal

Metas são fundamentais na obtenção do sucesso em todos os aspectos de nossa vida e no que diz respeito a leitura isso não poderia ser diferente. Estipule para si uma meta semanal ou mensal que seja adequada a sua rotina; é importante que essa meta não seja alta demais para que não haja frustração e nem baixa demais. Criar uma meta equilibrada entre tempo disponível e leitura será um desafio enorme porém muito bem recompensado.

DicasParaLerMais8

6. Varie o gênero

Se você me acompanha aqui há mais tempo já deve saber que sou uma romântica incurável. Amo encontrar nos livros casais que me façam suspirar e torcer para que finalmente fiquem juntos. Entretanto, apesar de esse ser meu gênero favorito, hoje em dia eu dificilmente leio dois romances seguidos. Isso porque:

  • Essa atitude evita que eu, mesmo sem querer, fique fazendo comparações mentais entre os livros lidos.
  • Porque certa vez gostei tanto de um certo autor (Nicholas Sparks) que li pelo menos 10 livros seguidos desse mesmo autor. Resultado= enjoei do autor e por um bom tempo enjoei até mesmo do gênero romance. Portanto variar o gênero/autor com frequência é a melhor ferramenta para evitar esse tipo de trauma.

DicasParaLerMais1

7. Anote os livros lidos

Acreditem, organização é a chave para encontrar o equilíbrio entre seu tempo e suas leituras. Nem sempre é fácil conseguir esse feito, por falta de organização da minha parte (e por falta de mais tempo livre nesse mês também) eu mesma consegui ler apenas três livros no mês de março, o que considero bem pouco para mim. Porém ainda assim acredito que se organizar anotando os livros já lidos e estipulando metas mensais ou semanais é um dos passos indispensáveis para ler mais.

DicasParaLerMais10

8. Participe de grupos de leitura ou leituras coletivas

A internet está cheia de blogs super interessantes com propostas de leituras coletivas bem bacanas! Acredito que se unir a pessoas com interesses comuns ao seu, compartilhar opiniões e interagir com elas torna o ato (no caso a leitura) ainda mais divertido e interessante.

Outra atitude legal para se incentivar para ler mais é participar de grupos de leitura na sua cidade. Pode ser fascinante e muito empolgante ter e oportunidade de interagir com pessoas que gostam de discutir os mesmos assuntos que a gente.

DicasParaLerMais11

9. Frequente feiras e eventos literários

Já disse anteriormente e repito: é muito enriquecedor participar de eventos onde existam pessoas motivadas pelo mesmo assunto que você. Para quem assim como eu também ama ler a Bienal do Livro é um dos eventos mais esperados do ano! Em 2016 a Bienal se realizará novamente em São Paulo e eu já estou surtando de ansiedade aguardando pelo evento! #preparaocofrinho

DicasParaLerMais9

10. Troque o celular pelo  livro

Para ler mais não tem jeito, é preciso fazer uma escolha. Pegar o celular e ficar viajando na internet com certeza é muito mais fácil do que ler (e prestar atenção na leitura), porém é geralmente muito menos enriquecedor. Cabe a você opção de desperdiçar aqueles 20 minutinhos diários na redes sociais ou investi-los em uma boa leitura.

DicasParaLerMais12

DicasParaLerMais7

E por hoje é só! Espero que tenha  gostado das dicas e se inspirem nelas para ler a cada dia mais!

Muito obrigada por sempre me acompanharem por aqui, uma semana fantástica para todas…

E fim!

 

Acompanhe o blog nas redes socias:

Instagram Facebook Twitter Youtube

Se inscreva no canal do blog Uhlala =)

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários

  1. Giulia

    Oi!

    Adorei as dicas, pra mim a mais importante é ter sempre um livro na bolsa porque o momento que eu mais leio é no ônibus! Também sou rata de Bienal, ano passado teve aqui no RJ e eu fui a loucura. Estou até hoje endividada hahahaha

    Beijos,
    Giulia | http://www.1livro1filme.com.br

    Responder
    1. Marcela respondeu Giulia

      Hahahahaha… Bienal é uma maravilha pra acabar com os recursos financeiros da vida mesmo né?! hauhauaha… Você vai participar da Bienal de São Paulo? Infelizmente na do Rio não consegui ir :(, mas na de São Paulo desse ano vou com certeza! :D :D :D Livro na bolsa= a melhor coisa mesmo! Beijos!

      Responder